Açúcar: Exportação

Copersucar deve procurar outro porto para exportar


Brasília em Tempo Real - 04 nov 2013 - 08:35 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Com incêndio da última semana no terminal açucareiro da Copersucar, o maior do Brasil, a empresa buscará outro espaço para as exportações de açúcar na próxima temporada, enquanto reforma os armazéns destruídos. Provavelmente o porto de Paranaguá.

A empresa perdeu 180 mil toneladas de açúcar no incêndio, ou 10% da exportação mensal do país. Como há um superávit de açúcar no mercado global, a destruição dos cinco armazéns é mais problemática para a empresa do que para os importadores. Após dois anos de obras para duplicar a sua capacidade, o terminal foi inaugurado em julho deste ano.

A Copersucar reúne 47 usinas brasileiras, e registrou um faturamento de US$ 4,1 bilhões em 2012. A empresa esperava chegar neste ano a um volume de exportação de 9 bilhões de toneladas. A empresa ainda está avaliando os danos, e não fez estimativas sobre os prazos para a reconstrução dos armazéns. Restam apenas dois meses da safra deste ano no Brasil, de modo que eventuais impactos só serão sentidos na safra seguinte.

José Maurício dos Santos

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail