Açúcar: Exportação

Copersucar deve exportar 11% mais açúcar em 2013/14


Valor Econômico - 14 mar 2014 - 13:50 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

A Copersucar, a maior trading de açúcar e etanol do país, informou que deve encerrar a safra 2013/14, em 31 de março, com uma comercialização de açúcar de 8,5 milhões de toneladas, 10% acima da realizada no ciclo anterior. Desse total, 6,8 milhões de toneladas foram destinadas às exportações, 11% acima do registrado no ciclo anterior.

O avanço, segundo a empresa, se deu, mesmo com o incêndio que atingiu o Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos, em outubro do ano passado. Ainda que com operação parcial, o terminal deve movimentar na safra cerca de 4,1 milhões de toneladas, cerca de 20% abaixo do volume movimentado em 2012/13, período que registrou o recorde histórico de embarques no TAC.

Desde a retomada das operações após o incidente, as exportações da Copersucar pelo terminal de Santos deverão somar cerca de 700 mil toneladas de açúcar até o fechamento da safra, no fim deste mês.

Os números, de acordo com a companhia, marcam a retomada gradual da capacidade de embarque de açúcar no TAC. Apenas no mês de fevereiro, os embarques chegaram a 200 mil toneladas, enquanto em março devem atingir 250 mil toneladas de açúcar.

A empresa informou que conclui as negociações de compra de todos os equipamentos necessários à retomada integral as operações, tais como motores, transportadores e elevadores. As fases seguintes do cronograma de reconstrução preveem a recapacitação das moegas e a solução definitiva dos armazéns, com o crescimento gradual das capacidades de recepção e armazenagem, até a recuperação definitiva das condições originais.

A previsão da empresa é que, até maio de 2014, o terminal esteja operando com capacidade anualizada de 4 milhões de toneladas. A Copersucar informou que o TAC voltará a operar com capacidade total (10 milhões de toneladas) a partir de fevereiro de 2015.

Fabiana Batista


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x