Pelo menos 32 usinas serão autuadas pela ANP por não manterem estoque mínimo de anidro

Usinas falham e armazenam a menor quantidade de etanol anidro necessária desde que a ANP criou as regras dos estoques mínimos

A mistura obrigatória de etanol na gasolina brasileira, atualmente fixada em 27%, criou um mercado praticamente garantido para as usinas de etanol. Ao mesmo tempo, a frequente demanda por anidro fez com que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) criasse regras para os produtores desse biocombustível. Afinal, mesmo em um mercado onde outros produtos – como o etanol hidratado ou o açúcar – se mostrassem mais vantajosos, as bombas de gasolina nos postos não poderiam ficar desfalcadas.

anp-2017-280317-usinas-bloqEssa necessidade de segurança deu origem à Resolução ANP nº 67/2011, que estabeleceu critérios para a aquisição de etanol anidro e a formação de um estoque mínimo. Dessa forma, as usinas e cooperativas que comercializam etanol devem apresentar contratos onde se comprometam à venda de um volume equivalente a, pelo menos, 90% do registrado anteriormente.

Em 2017, conforme números obtidos pelo novaCana, 81 usinas e comercializadoras conseguiram atender a essa exigência. Para os restantes, restou a opção da comprovação de um estoque equivalente a 25% o volume vendido na safra anterior. E, novamente, 32 produtores não atingiram a meta estabelecida e descumpriram o que determina a ANP.

A seguir:

- Números completos do atendimento da resolução da ANP pelos produtores de etanol

- Volumes estocados em janeiro

- Índices de cumprimento das metas

Clique nas images para ampliar:

 anp-2017-280317-indicadores-bloqO texto acima é apenas uma breve introdução. Para ver esta página completa clique aqui e assine.

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

Etanol e Cana direto em seu email

Antes de sair, cadastre-se para receber as principais notícias do setor
Obrigado, não quero ficar informado.
Esqueci minha senha close modal