Levantamento realizado pela FG/A detalha desempenho financeiro e operacional das companhias em 2017/18; gráficos exclusivos comparam resultados

novaCana.com 27 nov 2018 - 11:08 - Última atualização em: 28 nov 2018 - 13:29

Dados divulgados em primeira mão pela consultoria FG/A ao novaCana dão um panorama de como vai a saúde financeira de diversos players do setor e evidenciam as dimensões atuais da heterogeneidade que vem sendo intensificada nos últimos anos.

A disparidade nos resultados dos players do setor sucroenergético se fez cada vez mais evidente nos últimos anos, durante a recuperação após a grande crise econômica. Empresas capitalizadas e com finanças sólidas são capazes de enfrentar altos e baixos, mantendo as dívidas em dia, enquanto grupos com menos dinheiro em caixa, que bambeiam frente a oscilações de mercado, estão com dificuldades para controlar o endividamento.

Conforme o sócio da consultoria Willian Orzari Hernandes, indicadores como liquidez, dívida e geração de caixa mostram que os players sucroenergéticos que estão economicamente bem melhoraram muito no último ano; já os que estão em situação crítica apenas melhoraram, mas de forma gradual e quase imperceptível. Ele acrescenta: “Quando o dinheiro volta, ele volta primeiro para aquele player que não deu sinais de fragilidade”.

A amostra da FG/A compreende 57 empresas sucroenergéticas que representam cerca de 62% da moagem do Centro-Sul. As médias apresentadas no levantamento se referem a este grupo.

fga indicadores financeiros 19102018 V2 BL

Além disso, a pedido do novaCana, a consultoria divulgou dados individuais de 44 companhias. Em geral, há certa recuperação nos resultados dos grupos sucroenergéticos, porém a disparidade vista há um ano se repete. É importante ressaltar que a amostra estudada pela FG/A foi ampliada no comparativo entre as duas análises.

Confira, na versão completa, a média histórica dos dez indicadores econômico-financeiros de 57 players do setor, além de dez gráficos detalhados referentes ao grupo na safra 2017/18 sobre:

1. Alavancagem
2. Dívida sobre moagem
3. Dívida sobre Ebitda
4. Liquidez corrente
5. Margem Ebitda
6. Faturamento sobre moagem
7. Ebitda sobre moagem
8. Custo-caixa sobre moagem
9. Despesas administrativas sobre moagem
10. Resultado financeiro sobre moagem

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar