Novo vídeo da NASA em 3D revela como o CO2 se espalha pelo planeta

Uma nova visualização da agência espacial americana NASA, apresentou em detalhe a forma como o dióxido de carbono dança pela atmosfera da terra.

O CO2 aparece como ventos em vermelho, amarelo e azul. Cada cor representa um concentração diferente de CO2, com o vermelho sendo os níveis mais elevados e azul os níveis mais brandos.

A simulação foi divulgada na terça-feira (dia 13).

O vídeo foi criado com dados do satélite OCO-2, que capturou diariamente mais de 100 mil estimativas de CO2 ao redor do globo.

A sequência de imagens mostra como as concentrações do gás se acumula durante o outono e inverno, época em que as árvores soltam suas folhas e perdem capacidade de absorver o CO2.

Durante a primavera e o verão, as árvores soltam novas folhas e conseguem remover o dióxido de carbono através da fotosíntese. Por isso, as cores do vídeo mudam de vermelho para amarelo e depois azul. Mas nem todo o gás é removido e as sobras se acumulam para contribuir para o aquecimento global.

A visualização deixa evidente que o planeta acaba concentrando os gases no hemisfério norte, que fica sobre um nuvem constante de CO2 em níveis elevados.

Com texto adaptado do The New York Times

Etanol e Cana direto em seu email

Antes de sair, cadastre-se para receber as principais notícias do setor
Obrigado, não quero ficar informado.
Esqueci minha senha close modal