CTBE promove seminário sobre bioeletricidade a partir da palha da cana

No encontro também será discutido o Marco Regulatório do setor elétrico

Na próxima semana, no dia 20 de julho, o auditório do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) servirá de palco para um workshop que abordará o tema da bioeletricidade a partir da palha de cana-de-açúcar. 

O evento, promovido pelo Projeto Sucre (Sugarcane Renewable Electricity), é gratuito e visa compreender o papel da biomassa no sistema elétrico nacional, promover discussões das principais barreiras regulatórias para geração de energia a partir deste insumo e identificar oportunidades e soluções que possibilitem maior aproveitamento da palha na cogeração de eletricidade.

Estão confirmadas palestras de Zilmar José de Souza (Unica), Rachel Martins Henriques (EPE), Roberto Castro (CCEE), Nelson Fonseca Leite (Abradee), Valerio A. Zaghi Kovalski (Grupo Zilor), Marcelo Couto (Raízen), Francisco Linero (CTC) e Selma Akemi Kawana (Consultoria Excelência Energética).

ctbe workshop 130717

O encontro deve reunir usinas do setor sucroenergético, agências de fomento, empresas, órgãos públicos e privados e formadores de políticas públicas. “Reunindo esses players, conseguimos estabelecer uma sinergia entre os diversos atores para gerarmos benefícios ao sistema elétrico e ao setor sucroenergético do nosso país”, destaca a coordenadora associada da divisão agrícola do CTBE e assistente de gestão no Projeto Sucre, Thayse Hernandes.

Além disso, a Cartilha da Bioeletricidade será entregue aos participantes do evento. Trata-se de um material impresso com explicações sobre como a energia gerada a partir de biomassa está inserida no modelo regulatório do sistema elétrico nacional. A cartilha é resultado de um dos estudos do Sucre e mostra como a energia da biomassa se situa neste sistema, indica as principais barreiras para a expansão da geração à biomassa e propõe alternativas para a superação desses desafios.

O Projeto Sucre é uma iniciativa do CTBE que, junto de usinas parceiras, desenvolve soluções que buscam elevar a geração de eletricidade com baixa emissão de gases de efeito estufa a partir da palha de cana-de-açúcar. O Sucre é uma ação financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 17 de julho pelo hotsite do workshop.

Serviço

Workshop Projeto Sucre-CTBE: Bioeletricidade a partir da palha
Data: 20 de julho 
Horário: 8h30 às 18h
Local: Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) 
Endereço: Rua Giuseppe Máximo Scalfaro, 10.000 – Bairro Guará – Campinas (SP)

novaCana.com

Etanol e Cana direto em seu email

Antes de sair, cadastre-se para receber as principais notícias do setor
Obrigado, não quero ficar informado.
Esqueci minha senha close modal