Vallourec
Etanol: Mercado: Regulação

ANP e usinas marcam encontro sobre o futuro do RenovaBio

A pressão de parte do setor sucroenergético para que a ANP relaxe as regras ambientais do RenovaBio vai ganhar um novo capítulo nesta semana


novaCana.com - 24 set 2018 - 13:09

A pressão de parte do setor sucroenergético para que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) relaxe as regras ambientais do RenovaBio vai ganhar um novo capítulo nesta semana.

O novaCana teve acesso a um convite enviado por Plínio Nastari, representante da Sociedade Civil no CNPE e presidente da Datagro, para todos os principais representantes das usinas de biodiesel e etanol do Brasil.

As entidades foram convidadas a participar de uma reunião na sede da ANP, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (26). O assunto em pauta é um dos pontos cruciais do RenovaBio, que deve ser decidido pela agência nos próximos dias: a credibilidade do programa.

De acordo com duas fontes diretamente envolvidas com o processo ouvidas pelo novaCana, a expectativa é que a reunião sirva para pressionar a ANP para atender aos pedidos de flexibilização das regras ambientais, especialmente na permissão de desmatamento.

O argumento é que, quanto menores forem as exigências ambientais, mais fácil será para as usinas emitirem CBios. Porém, esta facilidade pode reduzir o interesse do mercado pelos CBios e o RenovaBio corre o risco de ter seu propósito subvertido.

O novaCana já publicou um texto explicando a importância das regras do RenovaBio. A ANP tem o desafio de decidir por um programa sólido, que traga valor para os CBios e para as usinas certificadas, mas sem abrir mão do objetivo principal do programa, que é reduzir as emissões de carbono.

O assunto já foi alvo de consulta pública por parte da ANP e os interessados puderam enviar sugestões e opinar sobre a regulamentação. O prazo da consulta já se encerrou e a reunião desta quarta-feira deve ser um novo espaço para influenciar a tomada de decisão da agência.

Dada a relevância do tema e o interesse público, o novaCana entrou em contato com todas as entidades envolvidas com a reunião pedindo para acompanhar o diálogo com a ANP. O objetivo é reportar o encontro para que a população conheça os interesses em discussão na regulamentação do RenovaBio.

De acordo com o e-mail a que o novaCana teve acesso, a lista das pessoas convidadas por Plínio Nastari para o encontro foram:

- Elizabeth Farina, presidente da Unica

- André Rocha, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético

- Miguel Ivan Lacerda, Diretor do MME

- Andre Nassar, presidente-executivo da Abiove

- Evandro Gussi, Deputado Federal (PV-SP)

- Donizete Tokarski, superintendente da Ubrabio

- Julio Minelli, superintendente da Aprobio

- Alessandro Gardemann, presidente da Abiogás

- José Mauro Coelho, diretor da EPE

O convite foi enviado por e-mail com cópia para o diretor da ANP, Aurélio Amaral.

novaCana.com