Vallourec
Etanol: Mercado

MME apresenta modelo do RenovaBio com cenários, metas, premissas e impactos

Segundo cálculos apresentados pelo ministério, demanda de etanol em 2028 está projetada para atingir 46,9 bilhões de litros. No entanto, como os demais biocombustíveis ficaram com projeções pequenas, etanol pode perder espaço, especialmente para o biodiesel.


novaCana.com - 26 abr 2018 - 14:04

O Ministério de Minas e Energia (MME) finalizou ontem o que talvez seja o ponto mais importante do RenovaBio: as metas do programa até 2028. Mas não só isso. Uma apresentação do MME mostrou que está finalizado o modelo preliminar do RenovaBio estabelecendo os cenários, premissas e impactos do programa.

A apresentação, com 30 slides, é uma das mais completas e detalhadas sobre como o governo está imaginando que o programa vai se desenvolver.

O ponto de destaque, que determinará todo o funcionamento, é a meta proposta. Segundo o modelo a Intensidade de Carbono (IC) deve cair 7% em relação a 2017, passando de 74,25 gCO2/MJ para 68,97 gCO2/MJ. É com base nesse valor que será estabelecido o mercado de créditos de descarbonização (CBios).

O resultado dessa meta é um crescimento de 19,38% nas emissões da matriz de biocombustíveis em comparação com 2018. Esse número pode parecer contraditório, mas ele é o resultado esperado do RenovaBio, de acordo com estabelecido na quarta reunião do Comitê RenovaBio, realizada ontem (25).

Mais especificamente, o número é referente a uma emissão de 345 milhões de toneladas de carbono equivalente na matriz nacional de combustíveis. Apesar de representar um aumento, ele corresponde a uma mitigação de 80 milhões de toneladas, uma vez que um crescimento constante das emissões – ou seja, um cenário sem o RenovaBio – alcançaria um total de 425 milhões de toneladas de carbono.

O documento completo e os detalhes a seguir:

- Impacto nos preços dos combustíveis
- Evolução da demanda por combustível
- Aspectos da concorrência entre biocombustíveis
- Perspectiva de preço dos CBios
- Metas de aquisição de CBios
- Valor de mercado total dos CBios
- Taxa de adoção do programa entre produtores

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar