Vallourec
Etanol: Abastecimento

Consumo de etanol hidratado bate recorde histórico em agosto


novaCana.com - 01 out 2018 - 14:10

O Brasil nunca consumiu tanto etanol hidratado em um único mês como em agosto de 2018. Foram 1,818 bilhão de litros nos 31 dias do mês.

Os preços em alta da gasolina e em baixa do açúcar fizeram o mix das usinas ficar eminentemente alcooleiro. O resultado foi estoques elevados de etanol e preços em relação à gasolina altamente favoráveis ao biocombustível. O consumidor está respondendo à esta situação.

O consumo elevado já era esperado: a tendência começou a ficar clara quando os preços do etanol começaram a subir nas usinas. O momento da virada foi em 21 e 22 de agosto, quando os preços em Paulínia interromperam a queda e iniciaram uma trajetória de forte alta. Um sinal de que as distribuidoras estavam intensificando as compras para um nível desejado. Os dados de vendas de etanol divulgados quinzenalmente pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) confirmaram a tendência. Agora, os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) comprovam a expectativa.

No acumulado do ano, o consumo até agosto já está virtualmente empatado com 2015, o ano de maior consumo para o hidratado no país.

Apesar desse cenário favorável para o biocombustível, o consumo total do ciclo Otto (etanol + gasolina e GNV) está vivendo a segunda maior retração das últimas duas décadas, 4,23% de queda. Ou seja, o consumidor está preferindo mais etanol, mas, no geral, está abastecendo menos.

Os 30 gráficos abaixo foram preparados pelo novaCana para dar uma dimensão da situação atual do mercado de consumo em perspectiva com o passado recente.

consumo 02 otto mensal nov17 block

consumo 01 otto acumulado nov17 block

consumo 04 hidratado anual nov17 block

consumo 05 hidratado mensal nov17 block

consumo 03 combustiveis evolucao nov17 block

consumo 06 preferencia consumidor nov17 block

novaCana DATA

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar