Cogeração de energia

Mapa da cogeração: 15 usinas estão investindo em projetos de energia com bagaço de cana

Unidades devem entrar em operação até 2023 e sinalizam maior interesse pela geração de energia com biomassa


novaCana.com - 04 dez 2018 - 09:16

A relevância da cogeração para o setor sucroenergético é inegável. Nos últimos meses, o assunto foi tratado por relevantes nomes do setor, que reiteram a importância do investimento, especialmente tendo em vista a geração de receita em momentos de crise.

O governo, inclusive, no mais recente Plano Decenal de Expansão de Energia, que projeta o análise para o setor até 2027, demonstrou que mantêm um olhar atento à produção de energia por meio do bagaço da cana-de-açúcar, estando otimista em relação aos próximos anos e acreditando em um potencial elevado.

Algumas empresas estão atentas a esse movimento e em condições de investir na cogeração de energia por meio do bagaço. Para acompanhar este cenário, o novaCana faz um mapeamento exclusivo dos projetos de novas usinas termelétricas no país – não só as de cana-de-açúcar –, oferecendo informações sobre o andamento de cada um deles e a expectativa do aumento de potência a nível nacional.

Entre todos os projetos de instalação ou ampliação da capacidade de termelétricas movidas a biomassa que devem estar operando até 2023 – o equivalente a 39 unidades –, 20 envolvem Usinas Termelétricas (UTEs) movidas a bagaço de cana.

cogeração 1 panorama 041218 BLOCK

No total, em relação à implementação das 39 usinas previstas, 30 têm maior probabilidade de sair do papel, acrescentando 2,1 GW à capacidade nacional, sendo que 15 têm como matéria-prima a cana-de-açúcar. Dentre elas, seis já estão sendo construídas e outras oito devem começaram o processo de ampliação de capacidade em 2019.

Na comparação com o último acompanhamento, publicado no início de maio, o número de projetos de usinas que produzem energia com biomassa aumentou em 25,8%, enquanto a previsão da potência adicionada mais do que triplicou.

O novaCana apresenta a seguir o mapeamento dos projetos futuros de cogeração das usinas sucroenergéticas:

- Usinas e grupos que estão investindo em cogeração de energia
- Potência nova de cada unidade e evolução ao longo dos anos
- Mapa com a localização de todos os projetos
- Previsão de funcionamento das novas UTEs
- Acompanhamento das obras
- Unidades concluídas e revogadas nos últimos meses

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar