Empresas especializadas projetam safra 2018/19 e atualizam números para 2017/18

O cenário para a atual safra de cana-de-açúcar brasileira já parece estar definido e segue sem grandes surpresas. Um levantamento realizado pelo novaCana com 19 consultorias e empresas especializadas é unânime: a safra 2017/18 deve terminar com uma moagem inferior à da temporada anterior.

Desde o início da safra 2017/18, a moagem acumulada segue abaixo daquela verificada no último ciclo. De acordo com a Unica, até 1º de outubro desse ano, 467,17 milhões de toneladas de cana foram moídas pelas usinas do Centro-Sul. A expectativa é que ainda seja moído cerca de 122 milhões de toneladas, fechando a safra com 589,2 milhões de toneladas de cana. O número é a média da previsão de 19 empresas que se relacionam com o setor.

Desde o último levantamento do novaCana, realizado em junho, sete consultorias ajustaram suas projeções: Banco Pine, FCStone, Datagro, Sucden, Archer, Agroconsult e FG/A.

Entre as atualizações mais marcantes estão a da Datagro, que passou de uma previsão de 612 para 601 milhões de toneladas de cana; e da Agroconsult, que caiu de 610 para 590 milhões. No sentido contrário, o Banco Pine aumentou suas perspectivas de 575 para 590 milhões de toneladas de cana. Com os ajustes, as instituições diminuíram a distância entre suas estimativas e a média, indicando a presença de um consenso no setor.

Por sua vez, as primeiras projeções para 2018/19 mostram visões bastante divergentes. A variação entre a menor e maior previsão é de 65 milhões de toneladas de cana moída.

A reportagem e a sequência de gráficos a seguir apresentam as estimativas de safra para a safra 2018/19, além das mais recentes atualizações para a safra 2017/18.

- Mix de produção: açúcar x etanol
- Moagem de cana
- Produção de açúcar
- Produção de etanol total, anidro e hidratado
- Total de ATR por tonelada
- Total de ATR das safras

estimativas safras 171017 medias

O texto acima é apenas uma breve introdução. Para ver esta página completa clique aqui e assine.

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

Etanol e Cana direto em seu email

Antes de sair, cadastre-se para receber as principais notícias do setor
Obrigado, não quero ficar informado.
Esqueci minha senha close modal