Mapa da produtividade: Ranking traz rendimento dos canaviais por município em 2016

Com expansões relativamente pequenas de área ano a ano, o tamanho da safra brasileira de cana-de-açúcar depende, cada vez mais, do rendimento agrícola dos canaviais. Ao mesmo tempo, os investimentos insuficientes em renovação e o consequente envelhecimento das lavouras têm levado à queda do índice de produtividade em muitas regiões do país, incluindo nas principais localidades produtoras.

Um levantamento referente a toda a produção de cana-de-açúcar no país mostra que, no último ano, a média da produtividade dos canaviais brasileiros chegou a 75,17 t/ha. Embora isso represente uma melhora em relação aos 74,17 t/ha vistos em 2015, demonstrando uma recuperação da produtividade, o setor de cana-de-açúcar ainda tem um longo caminho a percorrer, já que permanece distante do maior índice alcançado:  80,26 t/ha, em 2009.

Mesmo considerando as grandes diferenças regionais, as mais altas produtividades estaduais também permanecem inferiores às melhores médias registradas pelo Brasil sete anos antes.

Em 2016, o indicador variou de 12,48 t/ha, em Roraima, a 79,14 t/ha, em São Paulo. Depois de São Paulo, entre os estados com maior produção de cana-de-açúcar do país, Mato Grosso do Sul registrou a mais alta produtividade, com 78,88 t/ha. Na sequência ficaram Minas Gerais (76,93 t/ha), Goiás (76,30 t/ha) e Paraná (73,01 t/ha).

ibge rendimento 311017 ranking BL

Leia mais:

- Ranking dos 100 munícipios com maior rendimento agrícola nos canaviais
- Ranking das 15 cidades com os canaviais mais improdutivos por região
- Evolução da produtividade nos principais estados produtores de cana
- Evolução da produtividade nas principais cidades produtoras de 2016

O texto acima é apenas uma breve introdução. Para ver esta página completa clique aqui e assine.

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

Etanol e Cana direto em seu email

Antes de sair, cadastre-se para receber as principais notícias do setor
Obrigado, não quero ficar informado.
Esqueci minha senha close modal