Cana: Mercado

Rui Chammas, da Biosev: "Ciclo do açúcar chegou ao fundo do poço e agora começa a se recuperar"


Agência Estado - 27 nov 2015 - 10:33

O diretor presidente da Biosev, Rui Chammas, disse hoje que, "tecnicamente, nós chegamos ao fundo do poço do ciclo do açúcar e, agora, o setor começa se recuperar". Ele concedeu rápida entrevista ao Broadcast Agro, antes do início da reunião da empresa, braço sucroenergético da Louis Dreyfus, com os investidores, em São Paulo.

Chammas repercutiu os comentários do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que ontem durante o Summit Agronegócio Brasil 2015 disse que o setor sucroalcooleiro inicia recuperação.

"Para entender o que acontece no segmento hoje é preciso ver o que aconteceu há cinco anos. Quando houve um investimento muito grande em aumento de capacidade instalada, na crença de que o etanol seria usado como solução sustentável no mercado de combustíveis", afirmou.

Segundo Chammas, o setor dobrou de tamanho até 2010 quando se iniciou uma política de preços de combustíveis no Brasil que desestimulou o uso do etanol. "Nisso, tivemos dois efeitos: a capacidade diminuiu porque mais de 60 unidades fecharam no Brasil e os preços, caíram", comentou.

"Com este efeito de redução e aumento de demanda, a gente chega hoje em 2015, num ponto em que, pela primeira vez, a demanda está um pouco maior do que a produção. Já imaginamos para a próxima safra preços melhores para o açúcar, em reais. As cotações podem aumentar, de 20% a 25%, em relação aos valores deste ano", concluiu.