Ranking: os canaviais mais valiosos do Brasil

O rendimento agrícola é, simultaneamente, a grande força e a grande fraqueza do setor sucroenergético. Suscetível ao clima e às pragas, o canavial é a principal fonte de preocupação das usinas, especialmente para aquelas que não possuem condições de investir e precisam aumentar a produtividade para pagar dívidas. Ao mesmo tempo, ele é o maior trunfo das empresas que conseguem trazer renovação, novas variedades e um maquinário moderno para o campo.

Apenas para a renovação do canavial, o BNDES estima que as usinas brasileiras terão gastos de R$ 7.265 por hectare em 2016 – um crescimento de 3,8% em relação aos R$ 7 mil estimados para 2015.

Mas onde estão os canaviais que trazem mais retorno financeiro? O novaCana fez um levantamento dos canaviais mais valiosos do Brasil em 2015, considerando a área dedicada à cultura e o valor pago pela cana em cada cidade.

O resultado mostra a localização dos canaviais que aliaram bom rendimento no campo com preço elevado de venda da cana-de-açúcar. Os dados apresentam o ranking de 2015 e a evolução do valor recebido por hectare colhido ao longo dos anos, desde 2001, em cada cidade.

O levantamento fornece muitas referências de locais favoráveis para o desenvolvimento da cultura e as variações ao longo dos anos.

Veja mais:

- Ranking dos canaviais mais valiosos por município e por estado

- Evolução do rendimento obtido por hectare plantado de cana-de-açúcar

- Evolução dos custos estimados para a renovação dos canaviais e dos financiamentos aprovados pelo BNDES

O texto acima é apenas uma breve introdução. Para ver esta página completa clique aqui e assine.

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

Etanol e Cana direto em seu email

Antes de sair, cadastre-se para receber as principais notícias do setor
Obrigado, não quero ficar informado.
Esqueci minha senha close modal