Vallourec
Açúcar: Exportação

Exportação de açúcar por contêiner: As 50 maiores empresas e resumo do 1º tri de 2018

Apesar da queda nas exportações de açúcar, modalidade gerou interesse nos três primeiros meses do ano


novaCana.com - 07 jun 2018 - 10:06 - Última atualização em: 17 ago 2018 - 12:08

Mesmo disputando a posição de maior produtor mundial de açúcar com a Índia, o Brasil se mantém como o maior exportador da commodity em nível global. O transporte do adoçante brasileiro é feito de duas formas: a granel, que é mais comum, quando ele é processado apenas no país de destino; ou por contêiner, em que o produto já vai refinado, em uma transação de maior valor agregado.

Considerando que nem todos os compradores do açúcar brasileiro possuem a estrutura industrial necessária para refiná-lo, ou tampouco demandam uma grande quantidade que precise ser levada a granel, o transporte por meio de contêineres, apesar de proporcionalmente pequeno, tem importante participação no mercado, pois atende a compradores específicos.

Em 2017, essa modalidade de exportação foi responsável por 10,3% das 28,7 milhões de toneladas de açúcar que saíram do Brasil, de acordo com os números da agência marítima Williams Brazil e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Já em 2016, ela representou 9,8% das 28,9 milhões de toneladas exportadas.

No primeiro trimestre de 2018, de todo o açúcar conteinerizado que saiu do Brasil, 18% foi exportado por uma mesma empresa, que mantém a posição já vista em anos anteriores. Além disso, o volume total comercializado no exterior pelas dez principais companhias até março deste ano aumentou em 22%.

conteiner 50mais 11.05 BL

Confira na reportagem completa:

- Dados e comparativo da exportação de açúcar via contêiner nos primeiros meses do ano
- Ranking das 50 principais exportadoras
- Volume mensal das 10 principais exportadoras
- Principais portos de escoamento e destinos do açúcar em contêineres

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar